quarta-feira, 25 de março de 2015

Hoje em dia todos tem olhado e procurado uma forma de se sentirem felizes, muitos passam a vida numa procura incessante atrás da felicidade, outros encontram alguma outra pequena saída mais próxima e rápida para mostrar ou pelo menos demonstrar que aparenta ser feliz, tantos caminhos, tantos lugares para achar a felicidade, mas no fim, eu vejo a felicidade como a liberdade, poder ser e expressar o que bem quiser e entender, pois somos seres humanos e somos controlados pelo sistema, eles plantam uma falsa liberdade em nós mas se formos olhar bem estamos na liberdade deles, ou seja,fazendo o que eles exatamente querem.
No século XVII houve um movimento muito conhecido e estudado hoje chamado iluminismo, onde eles realmente queria ser livres, ser felizes com a busca da liberdade que eles queriam, eles usavam 3 palavras para definir a "liberdade": Liberdade, igualdade e fraternidade. Eles se espelhavam nisso e queriam colocar o ser humano no centro das suas visões e mostrar que o homem poderia encontrar a felicidade não apenas na fé como era antes, eles diziam que o homem era naturalmente bom mas corrompido com o passar do tempo pela sociedade. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero.Os burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas devido a sua forma participação limitada. Naquele período, o Antigo Regime ainda vigorava na França, e, nesta forma de governo, o rei detinha todos os poderes. Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questões econômicas.
Desde séculos atrás até hoje a procura pela felicidade se torna incessante, queremos uma felicidade pura e verdadeira mas não se torna tão simples assim encontrar ela !
Afinal, o que é a felicidade? É a constante busca do prazer.

Um comentário:

  1. Traços do iluminismos podem ser claramente observados na sociedade atual,será realmente existe felicidade? ou é apenas um termo designado como uma forma indireta de manipulação e controle?
    Muito bom o texto,gostei muito do blog.
    ricardonogueira12@gmail.com

    ResponderExcluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!