domingo, 5 de julho de 2015

"Nem sempre as coisas são o que parecem ser"

Para entender plenamente,como a Africa funcionava no período negreiro precisaremos fazer algumas associações:



  • Até ao século XV o continente africano era um mundo completamente desconhecido dos europeus, com exceção do norte mediterrânico, com o qual mantinham contatos desde a Antiguidade.
  • Os portugueses estabeleceram uma linha na costa ocidental,assim dando origem a um grande período de trocas comercias com a Europa(Trafico de escravos,ouro e matéria primas)
  • O interior africano  ficou praticamente inexplorado pelos Europeus até o XIX.
  • Africanos não se consideravam africanos,eles se consideravam membro de sua a tribo,de sua própria nação.
  • A Africa não contava com um poder centralizado,assim favorecendo o aparecimento de conflitos internos.

Agora que deixamos algumas pontos claro podemos partir a analisar a sociedade africana na época,ao contrario do que muitos pensam que o Novo mundo,foi o responsável por um processo de escravidão dos negros,e não deixa de ser mas isso esta vinculado a fatores que muitos desconhecem.O novo mundo criou uma ideia comercial encima dos escravos que eram tratados como mercadoria,porém a própria ideia da escravidão tem suas raízes na própria africa.

 Existem varias razões que levariam um africano a se tornar um escravo entre eles os mas comuns eram:

  1. Escravidão por guerra: Com o poder decentralizado, conflitos internos levavam tribos inimigas a manterem prisioneiros como escravos(Obs: Os escravos ideais eram as mulheres pois serviam como mão de obras e podiam ser tomadas como esposas,assim aumentando a linhagem e o poder social de quem as tomasses,já que seus filhos eram escravos também)
  2. Escravidão por endividamento ou heresia
  3. Escravidão voluntaria:Se entregavam a escravidão movimentados pela fome
Assim os próprios africanos já cultivam  a ideia de escravidão,não foi um pensamento trazido pelo novo mundo,o novo mundo apenas comercializou uma ideia já pregada na africa a uma mercado mas amplo e dinâmico.
 

Curiosidade


Desde a antiguidade clássica, escravos negros eram vendidos para os mercados da Europa e da Ásia através do Deserto do Saara, do Mar Vermelho e do Oceano Índico. Eles eram vendidos entre os egípcios, os romanos e os muçulmanos, mas há notícias de escravos negros vendidos em mercados ainda mais distantes, como a Pérsia e a China, onde eram recebidos como mercadorias exóticas.


Referencias:

  1. Site:http://www.infopedia.pt/$africa-no-tempo-do-trafico-de-escravos
  2. Blog:http://civilizacoesafricanas.blogspot.com.br/2010/05/participacao-africana-no-trafico-de.html
  3. Site:https://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_atl%C3%A2ntico_de_escravos

   
"O presente nada mas é do que uma consequência do passado"
Você caro leitor já parou para pensar como acontecimentos históricos tiveram impacto direto em suas vidas ?

Hoje falaremos sobre um marco que mudou a forma de pensamento do mundo e que serviu de inspiração para construção do modelo de sociedade atual.

Revolução Francesa

A Revolução Francesa como o nome sugere aconteceu na França, entre 1789-1799,foi um acontecimento marcante que abalou profundamente o modelo politico pregado na época(absolutismo mornaco) que entrou em uma conflito com camada social que não aguentava mas a desigualdade.Esta camada era constituída por:
 
  • Camponeses
  • Grande burguesia (banqueiros, grandes empresários e comerciantes)
  • Média burguesia (profissionais liberais)
  • Pequena burguesia (artesãos e comerciantes)
  • Sans-culottes (aprendizes de ofícios, assalariados, desempregados). Tinham este nome porque não usavam os calções curtos com meias típicos da nobreza.
Esta camada,pode ser chamada de ''povo'' eles eram o terceiro estado,os responsáveis por arcar com as despesas do Clero(Primeiro Estado) e da Nobreza (Segundo estado).A França passava por problemas econômicos,boa parte de população trabalhava no campo,porém a agricultura estava passando por uma má fase graças ao clima aliado a um período de secas,isso vez com que a população  sofre-se de fome,para piorar ainda mas a situação o  Rei Luís XVI,resolveu como medida de resolução da crise a cobrança de impostos a população.

A população influenciada pelos ideais iluministas de liberdade,juntaram força  afim de acabar com o poder centralizado e proporcionar igualdade e em meios a vários conflitos e resistência do primeiro estado e do segundo,conseguiram a constituição de um governo republicano e com direitos.   

A Liberdade Guiando o Povo/Eugène Delacroix/1830

Sociedade atual

A Revolução Francesa mostrou para o mundo que a população tem poder,e pregou que todos podem ter liberdade.Estas ações inspiram varias ideias revolucionarias na sociedade atual,algumas podem ser notadas claramente em nosso próprio pais,em nosso dia-dia quantas vezes nos rebelamos e nos unimos com nossos amigos afim de garantir nossos direitos na sociedade,isso pode parecer difícil de se associar em primeiro momento,mas é inegável que fazemos revolução sem se quer percebermos.
Algumas dessas atingem dimensões maiores e são mas facies de se perceber e um exemplo disso são os protestos que viram acontecimentos cotidianos na vida do Brasileiro,que está cada vez mas revoltado com a situações e acontecimentos do pais.Essa ideia de que o povo tem poder,na minha opinião e a herança mas preciosa que a revolução francesa deixou para o mundo.

Curiosidades 


Referencias 

  1.  Donald Greer, The Incidence of the Terror during the French Revolution: A Statistical Interpretation (1935).
  2. Site:https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa
  3. Site:http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/
  4. Pierre Gaxotte (da Academia Francesa), La Révolution Française, Paris, Librairie Arthème Fayard, 1957, pp. 31-54.







                                                                                                                                                              
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!